O avançado paraguaio do Benfica Óscar Cardozo é considerado o jogador mais caro no actual mercado de transferências de entre um grupo de 13 jogadores do campeonato nacional, de acordo com um estudo do Frontier Economics divulgado esta quinta-feira.
A Frontier Economics, a pedido da Lusa, realizou um estudo no gabinete da consultora em Madrid, utilizando um complexo modelo estatístico baseado em técnicas econométricas com o objectivo de determinar o valor dos maiores futebolistas do Mundo. Já ontem esta empresa anunciou que o real valor de Messi é superior ao de Cristiano Ronaldo por 34 milhões de euros.
A consultora analisou um grupo de jogadores quem mais se destacaram na Liga portuguesa, e considera que Óscar Cardozo é o futebolista mais valioso, avaliado num valor de 22 milhões de euros no actual mercado das transferências.
O defesa Bruno Alves, do FC Porto, é o segundo em termos de valor (18 milhões de euros), seguindo-se do companheiro Lucho González e do sportinguista João Moutinho, ambos com um valor idêntico de 17 milhões de euros.
De acordo com este estudo, o argentino Lisandro López e o brasileiro Hulk, ambos do FC Porto, valem 16 milhões de euros, o mesmo valor que tem o jovem internacional argentino Di Maria, do Benfica. Já o avançado leonino Liedson termina a lista, sendo avaliado em cinco milhões euros, metade do valor do brasileiro do Nacional Nené, o melhor marcador da Liga.
A Frontier usou dados "objectivos", como valores das transferências nas últimas temporadas, golos marcados, remates certeiros, minutos jogados, chamadas à selecção, nomeações para a "Bola de Ouro" do "France Football" e títulos conquistados.
O estudo também tem em conta a dimensão da equipa que o jogador representa, já que as maiores equipas têm mais capacidade de pagar que as mais pequenas e podem chegar a pagar pelo mesmo jogador quase três vezes mais que uma equipa pequena.
O modelo desenhado pela Frontier permite, por exemplo, saber que o valor de um jogador sobe 3,18 por cento por cada 90 minutos jogados e que aumenta 1,33% por cada convocatória à selecção nacional. Os golos marcados, apenas são relevantes no caso dos avançados - aumentam o seu valor em 3,4%, enquanto que os sofridos são relevantes nos defesas - o valor cai 0,5%. No caso dos guarda-redes, cada golo sofrido representa menos 4,4% no seu valor.
"Ranking" da Frontier Economics:
1. Óscar Cardozo (Benfica) 22 milhões de euros
2. Bruno Alves (FC Porto) 18 milhões
3. Lucho González (FC Porto) 17 milhões
4. João Moutinho (Sporting) 17 milhões
5. Lisandro López (FC Porto) 16 milhões
6. Di Maria (Benfica) 16 milhões
7. Hulk (FC Porto) 16 milhões
8. Luisão (Benfica) 15 milhões
9. Raul Meireles (FC Porto) 11 milhões
10. Cristian Rodriguez (FC Porto) 10 milhões
11. Miguel Veloso (Sporting) 10 milhões
12. Nené (Nacional) 10 milhões
13. Liedson (Sporting) 5 milhões
IN Record
Esses estudos sao sempre muito bonitos mas a verdade é que houve um clube a chegar-se à frente com 15 milhoes para o cissoko e ainda por cima com os dentes tortos... nao tou a ver ninguem a dar 22 milhoes pelo cardozo nem com dentes de ouro...
ResponderEliminarNão estava a perceber como chegaram a esta conclusão, até ler o seguinte parágrafo:
ResponderEliminar"O estudo também tem em conta a dimensão da equipa que o jogador representa, já que as maiores equipas têm mais capacidade de pagar que as mais pequenas."
Logo, o Cardozo por actuar num clube pequeno é capaz de gerar mais valor do que um jogador num clube grande, como é o caso do Bruno Alves. Só faz sentido.
O Di Maria que não joga a ponta de um chavelho vale 16M, estes algoritmos de cálculo que só valorizam não são lá muito bons. Por exemplo um jogador comprado por uma bagatela vai ter sempre menos hipótese de sser vendido caro, porque a % de valorização é sobre o valor de compra. Parece as casas
ResponderEliminarEste é daqueles estudos que vale tanto como o papel onde um gajo limpa a peida!
ResponderEliminar