quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Acções do Benfica estão a subir 15 por cento e valem mais do que FC Porto e Sporting juntos

As acções da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Benfica subiram esta manhã 15 por cento, cotando-se nos 3,45 euros às 13h40. O papel da SAD “encarnada” já vale mais do que o das SAD do FC Porto (1,38 euros) e do Sporting (1,25) juntas.

Esta forte valorização iniciou-se depois de na passada sexta-feira o Benfica ter anunciado a constituição de um fundo de jogadores. A edição de hoje do “Jornal de Negócios” adianta que o clube vai encaixar 40 milhões de euros no curto prazo, com a cedência dos passes de futebolistas a este fundo.

Os pormenores do “Benfica Stars Fund” só serão revelados na apresentação pública, ainda sem data marcada.

Segundo o “Jornal de Negócios”, as acções do Benfica subiram 10 por cento na segunda-feira e 8,73 por cento ontem. Desde o início do ano, a cotação da SAD “encarnada” subiu mais de 60 por cento, algo que também pode ser explicado pelos resultados positivos da equipa de futebol.

As acções do FC Porto e do Sporting também estão em alta, embora em menor grau. O “papel” portista aumentou 6,15 por cento para os 1,38 euros, enquanto o do Sporting subiu 3,31 por cento para 1,25 euros.

IN Público

"Tolerância zero" às praxes é bem vista no Porto

Isto não é propriamente futebol, mas é fixe na mesma....

A Universidade do Porto, na opinião da vice-reitora para a Educação, aplaude a posição do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, sobre as medidas duras contra os abusos nas praxes académicas.

A vice-reitora para a Educação e provedora do estudante da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Fernandes, entende que "é de louvar" a tomada de posição por parte do ministro da tutela e que é uma razão que lhe assiste, quer do ponto de vista legal (o Regime Jurídico para as Instituições de Ensino Superior já prevê sanções para praxes abusivas) como do ponto de vista humano e social. "Uma sociedade evoluída não deve tolerar humilhações e atentados à liberdade dos estudantes", considera.

A posição do ministro é ainda vista pela provedora do estudante como pedagogicamente importante, embora entenda que na universidade onde é vice-reitora não é habitual ver esse tipo de abusos. "Dentro das faculdades ainda não nos chegou nenhuma denúncia de estudantes sobre abusos. O que se faz fora das faculdades já foge às nossas competências enquanto entidade universitária, e aí já é a área de intervenção da polícia", sublinha.

Lurdes Fernandes não se mostra contra a existência de praxes académicas, considerando que os rituais de integração são legítimos e importantes. No entanto, alerta para a necessidade de esses rituais serem feitos "em ambiente de festa e nunca de exagero, como algumas vezes se verifica".

A opinião de Lurdes Fernandes vem no seguimento das declarações de Mariano Gago, segundo o qual não iria tolerar mais nenhum abuso nas praxes.

O JN contactou os reitores das universidades de Aveiro e do Minho, sem no entanto ter conseguido obter um comentário. Também o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, foi contactado, mas esteve indisponível, por se encontrar ausente do país.


Fico mesmo contente de ouvir estas cenas....Fuck praxe!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Escândalo: Foculporto falsifica número das assistências do Estádio do Dragom

Um mistério no Dragão


«A terminação do número de espectadores no Estádio do Dragão parece tudo menos inocente. Em todas as partidas que o FC Porto consegue marcar um golo nos primeiros 45 minutos, o autor desse tento inaugural merece uma homenagem, com o seu número da camisola a constar nos últimos dígitos da assistência oficial. Um mistério que ultrapassa a simples coincidência.

Os exemplos que constam na tabela ao lado referem--se à anterior temporada e já à actual. Em 2009/10, apenas numa partida no Dragão o FC Porto conseguiu atirar para o fundo das redes antes do intervalo. Frente ao Leixões, Varela, camisola 17, inaugurou o marcador que viria a rubricar um 4-1 final a favor dos azuis-e-brancos. Assistiram a esse encontro, de acordo com o FC Porto, 38 117 pessoas.

Ora, não se trata isto de um registo único, nem sequer recente. Basta saltar até ao tempo do Estádio das Antas. Num dos últimos encontros no antigo recinto, a 30 de Novembro de 2003, o FC Porto recebeu e bateu (4-1) o Gil Vicente. Maniche, com o 18 nas costas, fez o primeiro tento. Espectadores: 16 018. Em Abril de 2005, Hélder Postiga abriu as contas na recepção ao V. Setúbal (2-1), num jogo com 26 541 pessoas a assistir. Número de Postiga? 41.

Quando o número do jogador se situa na primeira dezena, há mesmo o cuidado de acrescentar um zero à esquerda (‘02’ ou ‘09’) para não criar confusões.

O CM contactou antigos jogadores do FC Porto para tentar saber se tal arredondamento numérico era do conhecimento do plantel. “Não fazia a mínima ideia disso”, foram as respostas concludentes de Hugo Almeida e Ricardo Costa, ambos actualmente na Liga alemã.

Na recepção ao Leixões do último dia 12 de Setembro, o FC Porto celebrou os cinco milhões de espectadores no Estádio do Dragão. João Neves, sócio dos portistas, foi o homem que deu corpo à entrada milionária nos torniquetes.

Neves foi ao relvado e recebeu uma placa comemorativa, assim como uma camisola oficial do clube e a possibilidade de acompanhar a equipa até Londres, para o jogo na Champions. A questão é que sem os arredondamentos deste mistério, provavelmente não seria João Neves o premiado.»


in Correio da Manhã

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A aposta na ciência devia começar por aqui

Bolseiros concentram-se quarta-feira para lembrar que não são aumentados há sete anos
17.09.2009 - 20h17 Lusa

Os bolseiros de investigação científica concentram-se quarta-feira em Lisboa para lembrar que as bolsas não são aumentadas há sete anos, representando uma perda de poder de compra de 20 por cento, anunciou hoje a associação do sector.

Mais em Público

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Delegado do Benfica-Nacional suspenso por 18 meses devido a "falsificação" de relatório

"O delegado da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) no Benfica-Nacional da Madeira da temporada passada foi suspenso por 18 meses por ter falsificado o relatório do encontro, anunciou hoje a Comissão Disciplinar do organismo.

Devido aos acontecimentos no final dessa partida (0-0), que o árbitro Pedro Henriques anulou um golo dos "encarnados" nos minutos finais, Nuno Gomes recebeu dois jogos de suspensão e uma multa de 1000 euros por "por factos ocorridos no jogo e infracção disciplinar", mas o comportamento do internacional luso não foi "intencionalmente" mencionado no relatório de João Pedro Simões Dias.

"Tal delegado presenciou, após o jogo, no túnel de acesso aos balneários e junto da equipa de arbitragem, comportamentos injuriosos de agentes desportivos e tais comportamentos lhe foram comunicados pela mesma equipa de arbitragem", lê-se no acórdão da Comissão Disciplinar da Liga."

Delegados a favorecer o Benfica? Não me parece bem...

Benfica no top ten do ranking «Clube do Século»

O Benfica surge na nona posição no ranking «Clube do Século» divulgado, esta quinta-feira, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), que é encabeçado pelo Real Madrid, de Cristiano Ronaldo e Pepe.

A classificação baseia-se nos resultados das equipas nas competições europeias, sendo atribuídos pontos por vitória e empate consoante a categoria das provas.

O Real Madrid ocupa a primeira posição do ranking, à frente da Juventus e do Barcelona, que completam o ‘pódio’ por esta ordem. O Benfica surge no «top ten» da hierarquia, na nona posição.

O FC Porto é o segundo clube português a surgir na lista da IFFHS composta por 200 emblemas, ocupando o 29.º lugar, enquanto o Sporting surge no 47.º posto.

V. Setúbal, na 110.ª posição, é o quarto e último clube luso contemplado.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Exterminador? Jesus?

Não há palavras para uma capa destas...