sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

World Press Photo 2008


É a imagem da ruína e do desespero. Depois de uma ordem de despejo, o agente Robert Koel certifica-se se os residentes desta casa de Cleveland (Estado de Ohio) a abandonaram de facto. A foto é do norte-americano Anthony Suau e é a grande vencedora do World Press Photo 2008.

A imagem a preto e branco, que ganhou na categoria "Foto do Ano", foi obtida em Março do ano passado para uma reportagem da revista "Time" sobre a crise económica. A força da imagem diz tudo, a fazer jus ao ditado que diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras". O agente aponta uma arma para uma porta, atrás da qual se supõe que possam estar os moradores daquela casa, que foram despejados por não poderem assumir o pagamento da sua hipoteca, explica o "El País".

Os membros do júri consideram que a força deste instantâneo está precisamente no facto de "parecer uma foto de guerra", "mas afinal trata-se de gente que simplesmente deixou de poder pagar as suas dívidas. Foram despejados e, por isso, estão a ser atacados", salientou Mary Anne Golon, membro do júri, citada pelo "El País".

Um outro membro do júri, Akinbode Akinbiyi, "ao vermos esta foto, somos levados a pensar: é isto que nos está a acontecer a todos".

2 comentários:

  1. Muito profundo.

    Para além das pessoas moradoras viverem sem dinheiro viviam na miséria e na lixeira. A arrumação da casa é algo que salta logo à vista.

    ResponderEliminar
  2. Mesmo à americana...Tem de se tudo feito de canhão na mão...Deve ser assim que compensam as small dicks...

    ResponderEliminar