quarta-feira, 25 de março de 2009

FC Porto conquista adeptos pelo mérito, Sporting e Benfica valem-se da sugestão familiar

O título diz tudo, mas para quem quiser ler o artigo, transcrevo-o em seguida!

"O FC Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela meritocracia, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, segundo Carlos Liz, autor do estudo "O Futebol, as marcas e os adeptos".

Na conferência Sports Marketing 09, hoje organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os "azuis-e-brancos" têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.

"No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

O director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME) concluiu que, há anos atrás, os adeptos escolhiam os clubes porque os pais assim o exigiam ou desejavam e afirmou também que, a criação de um novo modelo familiar também terá alterado as possibilidades de escolha.

"O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes (Benfica e Sporting) têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.

Carlos Liz aludiu também, no estudo, a outra inversão no fenómeno do futebol: de acordo com o especialista em marketing, cada vez mais as pessoas se agrupam pela amizade para assistirem a espectáculos desportivos.

"É particularmente interessante verificar que se vai ao futebol em grupo e, cada vez mais, com a inclusão de elementos do género feminino. Há uma grande renovação de mentalidades", afirmou.

O especialista também considerou que "alguns dos aspectos mais polémicos do futebol não contaminam as marcas, porque estas são poderosas". "

in Público


Resumidamente, vocês são benfiquistas porque os vossos velhotes vos disseram para ser, nós somos portistas porque, mesmo enquanto crianças, já tínhamos espírito crítico para saber escolher o melhor. Viva o FCP!

11 comentários:

  1. Letras azuis em fundo branco ficariam muito mais legíveis e bonitinhas :P

    ResponderEliminar
  2. "No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.


    Parei de ler neste paragrafo...isto é argumento que se apresente????? Pior, isto é argumento que se use para concluir que o "FC Porto conquista adeptos pelo mérito"???

    Por essa lógica, o Vila Nova da Rabona que têm 3 adeptos, sendo que 2 deles são crianças, também "conquista adeptos pelo mérito" uma vez que "verifica-se um aumento de adeptos" nas idades mais baixas!

    O Benfica que tem 79 milhões de associados, só apresenta 39 milhões nas idades mais baixas, (apresenta 40 milhões nas idades mais altas) logo conclui-se que conquista adeptos pela "sugestão familiar"...

    ResponderEliminar
  3. O Benfica tem 79 milhões de associados??? Limitaste-te a ver quantos taxistas e trabalhadores da construção civil existem no planeta Terra ou tens algum estudo por base?

    ResponderEliminar
  4. A ideia era ironizar a diferença entre o numero de adeptos do Benfica e do Vila Nova da Rabona...estou a ver que foi uma ironia demasiada complexa para a cabeça de um simples Portista...

    ResponderEliminar
  5. Conferência organizada no Porto. Que é que vem a seguir, conferência em Teerão a apregoar que o Islão está a conquistar o planeta?

    ResponderEliminar
  6. lol! Salta acho que a seguir vai ser uma conferencia em alvalade a defender o Pedro Silva...

    ResponderEliminar
  7. "A ideia era ironizar a diferença entre o numero de adeptos do Benfica e do Vila Nova da Rabona...estou a ver que foi uma ironia demasiada complexa para a cabeça de um simples Portista..."

    Boa pá...! Lixaste-me bem...

    ResponderEliminar
  8. E só para deitar abaixo a teoria (ou mito, se quisermos) que o pai obriga a ser do Benfica, o meu pai é do Vitória Sport Clube (vulgo Vitória de Guimarães) e o meu avô materno era do FCP (não tive oportunidade de conviver com o meu avô paterno).

    ResponderEliminar
  9. Este estudo é a javardeira total.
    Expressões como 40 e tal, so para rir...

    Depois usam percentagens parciais dentro dos próprios clubes, para fazerem conclusões gerais.

    No universo de 100 Portistas ter 20 com menos de 19 anos.
    No universo de 100 Benfiquistas ter 10 com menos de 19 anos.

    Não invalida que no universo de 100 adeptos de futebol com menos de 19 anos, 40 sejam do Benfica, 25 do Porto e 20 do Sporting.

    Ou seja o Benfica continuaria a conquistar mais adeptos... por mérito como lhe apelidaram.

    Eles utilizaram a percentagem relativa dentro do próprio clube para generalizarem desta forma...

    Basta cruzar os valores obtidos por este estudo muito fraco, com os valores globais de adeptos obtidos por outros estudos (Benfica:4,1M Porto:2,6M Sporting:2,1M), para se concluir que dos 0 aos 35 anos há mais adeptos do Benfica do que dos outros clubes.

    ResponderEliminar