segunda-feira, 2 de março de 2009

Uma boa oportuniade para estar calado

Um pequeno esclarecimento ao post anterior (nem parece que tiveram EGES)

Falência técnica: Passivo maior do que activo (ou seja, capitais próprios negativos)

Ora consultado o R&C de Benfica, Porto e Zbording temos respectivamente os seguintes capitais próprios 13,7; 13,4 e -4,9 Milhões de euros. Ou seja, só o zbording está em falência técnica.

Que vale o que vale. Por exemplo, o Porto não está em falência técnica e até foi quem teve menos prejuízo dos 3 grandes mas no entanto tem que pagar 61 milhões de euros em dívidas até ao final do ano, que faz do Porto a SAD em piores condições, estando mesmo à beira de falência, não técnica mas efectiva. Aliás o Porto está em tal estado que já deu como garantia para um mísero empréstimo de 15 milhões 3 jogadores, de seu nome: Taliban Lisandro, Chulo Gonzalez e Burro Alves (este que valia 30, agora nem com os outros dois vale mais de 15).

Tal como podes ver, xor Vitor, não deves acreditar naquilo que as notícias sensacionalistas (e anti-benfiquistas) querem deixar transparecer para esconder a verdade.

5 comentários:

  1. É impressionante como és senhor da verdade mas a escondes até o nome do teu clube ser incomodado.

    Eu não fiz estudos, nem cálculos, nem tive outras preocupações. Apenas transcrevi uma notícia.

    Ainda da notícia: "A SAD do FC Porto, ainda assim, é a que apresenta capitais próprios mais elevados, num total de 16,4 milhões, enquanto a Benfica SAD se fica pelos 13,6 milhões e a Sporting SAD pelos 4,9 milhões. Qualquer das três SAD encontra-se em situação de falência técnica." - Valores que tu vens contradizer.

    Ainda da notícia: "Quanto ao resultado operacional a SAD do FC Porto foi a única a escapar ao vermelho, tendo concluído o primeiro semestre com 2,8 milhões positivos, enquanto o Sporting fechou com 0,4 milhões negativos e o Benfica com 6,9 milhões negativos." - Afinal os resultados operacionais não são assim dos piores.

    Agora a estória do empréstimo é que não percebi um chavo. Mais uma vez estás à frente das notícias? Podes lá explicar isso como a um miúdo de 5 anos?

    Já agora puxa das tuas análises económicas efectuadas até ao momento (sem recorrer a blogs benfiquistas), disserta sobre o relatório de contas do FC Porto e relembra-me o porquê do Porto estar a dever esses 61 milhões.

    ResponderEliminar
  2. Só um pormenor, escreve-se "oportunidade"... e eu nem sequer falei. Deverias ter escrito assim:

    "Uma boa oportunidade para não escreveres sobre coisa nenhuma, mas também uma boa oportunidade para parares de te meter nos assuntos que me fazem também comichão no rabo. Estava tão bem aqui sentado a coçar a micose e a ler as milhentas notícias sem falar na crise - que também passa pelo Benfica - que tive que me exaltar"

    ResponderEliminar
  3. "FC Porto: empréstimos de 15 M€ dando passes como garantia

    A SAD do FC Porto contraiu entre Outubro e Novembro dois empréstimos bancários até um total de 15 milhões de euros em que apresentou os passes dos jogadores Lisandro López, Lucho González e Bruno Alves como garantia, como consta do relatório e contas do primeiro semestre de actividade.

    A 31 de Outubro do ano passado a SAD do FC Porto contraiu um empréstimo bancário de sete milhões de euros, a pagar em quatro prestações semestrais até Junho de 2011. A garantia prestada pela SAD do FC Porto foi o passe do avançado argentino Lisandro López, jogador que termina contrato precisamente no Verão de 2011.

    Menos de um mês depois, a 20 de Novembro, a SAD voltou a recorrer à banca para contrair novo empréstimo, este até um total de oito milhões de euros, pagos numa prestação única em Julho deste ano, em que as garantias apresentadas foram os passes dos jogadores Lucho González e Bruno Alves, lê-se no Relatório e Contas relativo ao primeiro semestre da época 2008/2009, enviado à CMVM."

    basta meter no google news: "porto" "empréstimo" "15" "milhões"

    Quantos aos resultados líquidos, sem dúvida o Benfica foi pior (9 milhões) mas por si só este valor não quer dizer muito. Que é que preferiam, ter 9 milhões de prejuízo e ter 20 milhões em custos diferidos a pagar até ao final do ano, ou só ter 1 milhão de prejuízo mas ter 62 milhões em custos diferidos a pagar até ao final do ano?

    ResponderEliminar
  4. Então a questão são os 62 milhões para pagar?? De facto é chato. Sabes, é que o Porto quando falta o guito, não faz operações coração como a merda do SLB

    ResponderEliminar
  5. Não faz operações coração? Veremos se até ao final do ano o teu comentário não foi outra "boa oportunidade para estar calado".

    ResponderEliminar