Eis que se inicia uma nova temporada. A da paródia, da troca de galhardetes, da injustiça, da investigação de roubos de igreja, da análise semanal à jornada passada e aos casos mais polémicos. Porque não haver uma rubrica “nsalta ilucida” com os casos mais quentes da semana puxados do seu arquivo? Seja lances duros provocados pelo Bruno Alves ou roubos de igreja a favor do Benfica, ficamos todos à espera que a discussão aqueça. E com muito vinho à mistura.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Sai mais um quilo de fruta para a Madeira...
O ‘capitão’ do Marítimo assume que quer ver o FC Porto sagrar-se campeão nacional esta época, mas destaca que os ‘verde-rubros’ tudo vão fazer para somar os três pontos no jogo de domingo, nos Barreiros. Outro desfecho, frisa, «será negativo»."
IN ABola
Pergunta o Rei da Bola: "Ainda valerá a pena jogar? Se o próprio capitão quer perder..."
quarta-feira, 29 de abril de 2009
O Miguel está bem...
"O Miguel está bem e vai continuar a trabalhar. Este não é o timing para falar sobre isso. Mais importante é entrar para dentro do campo para dar o nosso melhor pelo Sporting", esclareceu.
Quanto ao confronto de sábado, no terreno da Briosa, Veloso elogia a juventude dos estudantes, mas assume que o Sporting quer continuar a vencer.
"Esperamos que tentem contrariar ao máximo a tarefa do Sporting. É uma equipa jovem, com jogadores de qualidade e concerteza vão fazer o melhor para vencer, mas nós também queremos ganhar e vamos fazer tudo para isso. Compete-nos fazer o nosso trabalho e entrar para vencer. A pressão no Sporting existe sempre e depois do dever cumprido é claro que ficamos ansiosos por saber o resultado do adversário", finalizou, em alusão ao facto dos leões jogarem primeiro que o FC Porto.
IN Record
terça-feira, 28 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
domingo, 26 de abril de 2009
O novo Modus Operandi
FC Porto 2-0 V. Setúbal: O estranho caso do minuto 58
Minuto 58 do FC Porto-Vitória de Setúbal. De uma assentada, Leandro Lima e Bruno Gama foram substituídos por dois colegas de equipa. Coincidência ou não, Leandro Lima e Bruno Gama, jogadores emprestados pelo FC Porto ao Setúbal, estavam a ser os dois jogadores mais perigosos dos sadinos. Coincidência ou não, o jogo que estava empatado ganhou outra vida quatro minutos depois com o primeiro de dois golos de Lisandro (2-0). O tiro no pé de Carlos Cardoso deu uma segunda vida ao campeão nacional.
Alguém quer explicar a substituição? Pontaria de Carlos Cardoso, que na véspera até vaticinara uma “gracinha”? Sorte de Jesualdo Ferreira, que via o placard a andar para trás? “Com a saída dos dois jogadores, o FC Porto passou a ter mais espaço e mais linhas”, respondeu Jesualdo. “Já não atacavam com a mesma intensidade”, justificou Carlos Cardoso.Mais in Público
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Telma Monteiro vence inglesa e conquista título europeu
No combate final, a judoca portuguesa apostou no ataque, mas não conseguiu pontuar frente a uma adversária que vinha duma categoria superior (-63kg).
Foi, por isso, necessário recorrer ao desempate com recurso à regra do ponto de ouro, mas nos três minutos seguintes, nenhuma das competidoras conseguiu pontuar. A decisão da vitória coube, assim, aos juizes, que deram a vitória, de forma unânime, à concorrente portuguesa.
Aos 23 anos, a atleta que em Portugal representa o Benfica, disputou hoje, em Tbilissi, capital da Geórgia, a sua primeira grande final na categoria -57kg, para a qual transitou esta época, deixando para trás a categoria de -52kg.
Este é o terceiro título europeu de Telma Monteiro, mas o primeiro na actual categoria. Em anos anteriores, já conquistara o ouro em 2006 e 2007 (na categoria -52kg) e também uma de bronze, no Europeu de 2005.
No seu palmarés, incluem-se ainda uma medalha de prata nos Mundiais de 2007, uma de bronze no Mundial de 2005. Em duas participações olímpicas (Atenas 2004 e Pequim 2008) ficou sempre em nono lugar.
Hoje, em Tbilissi, Telma ficou isenta no primeiro combate. Começou por bater a romena Corina Caprioriu, por "yuko", venceu depois a francesa Morgane Ribout, novamente por "yuko", e chegou às meias-finais, ronda em que derrotou a holandesa Deborah Gravenstijn, por "waza-ari".
IN Público
Dez jogos de suspensão para Pepe
Pepe fica assim impedido de voltar a representar a equipa 'merengue' nos últimos seis compromissos na Liga espanhola, falhando, ainda, os primeiros quatro da próxima época.
O jogador vê ser-lhe imposta pesada sanção, depois de ter perdido a cabeça nos minutos finais do jogo com o Getafe. Recorde-se que Pepe cometeu falta para grande penalidade sobre Casquero, tendo então pontapeado o adversário quando este se encontrava estendido no relvado.
O internacional luso, em completo descontrolo emocional, agrediu ainda com um soco outro jogador do Getafe, no caso Albín. Para o pesado castigo contribuíram, ainda, as palavras injuriosas dirigidas à equipa de arbitragem.
IN ABola
IN Público
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Hulk para o estaleiro
Terá sido este uma boa jogada para o Sporting ou Benfica? Cheira-me a nota preta para arrear no Hulk.
"Tal como Lucho, Hulk deverá falhar as cinco jornadas que faltam na Liga, em que o FC Porto defrontará Vitória de Setúbal (casa), Marítimo (fora), Nacional (casa), Trofense (fora) e Sporting de Braga (casa)."
in Público
quarta-feira, 22 de abril de 2009
"ESTÁS LOUCO!", disse Casillas para o Pepe
Com os ânimos exaltados e com os jogadores do Real Madrid a tentarem conter o raivoso companheiro, é perceptível nas imagens televisivas o que o guarda-redes Casillas disse ao central luso-brasileiro. "Estás louco!". O árbitro Delgado Ferreiro, como é óbvio, expulso o defesa merengue, que certamente será duramente castigado pela instância disciplinar da Liga espanhola.
Tudo começou aos 87 minutos, quando Pepe segurou Casquero na área blanca, numa altura em que o encontro estava empatado a duas bolas. Por ironia do destino, já com o central no balneário e a ordem restabelecida, o mesmo Casquero executou a grande penalidade à Panenka, mas de forma caricata, e permitiu a defesa de Casillas. Para o Getafe o pior ainda estava para vir, já que Higuaín, com um belo golo aos 90'+3, garantiu o triunfo (3-2) dos merengues.
O encontro, na verdade, foi disputado num ritmo louco e ficou ainda mais eletrizante nos 10 minutos finais, mesmo se for excluído o lamentável comportamento de Pepe.
Com o guarda-redes Stojkovic na baliza - o sérvio, cujos direitos desportivos pertencem ao Sporting, fez mais uma boa exibição -, o Getafe foi quase sempre um adversário incómodo para o Real Madrid. Aos 10', a equipa visitante já vencia no Santiago Bernabéu, golo de Soldado, avançado que esteve na agenda do Benfica no defeso passado. A formação blanca igualou à beira do intervalo, por Higuaín.
Os demais golos do desafio surgiram apenas nos tais 10 minutos finais, com o Getafe, mais uma vez, a adiantar-se no marcador, desta feita por Albín. Só que Guti, aos 86', na marcação de um livre, fez o 2-2, havendo ainda tempo para o protagonismo negativo de Pepe, o penálti falhado por Casquero e o tento da vitória merengue, por Higuaín, já em período de compensação.
Na classificação, o Real Madrid ficou bem mais perto do líder isolado Barcelona, com apenas 3 pontos a separarem os dois colossos do futebol espanhol. Mas a formação blaugrana pode repor a diferença para 6 pontos se vencer o Sevilha, em Camp Nou, esta quarta-feira.
E uma câmara amadora onde se vê o murro:
Pepe perde a cabeça
Existem vários vídeos sobre este lance que se passou no jogo entre o Real Madrid e o Getafe da última jornada da Liga espanhola, mas a música como fundo e as repetições das agressões aumenta o dramatismo...
Podem ver a notícia no lugar de sempre (Público).
P.S: O Casillas defendeu o penálti. E o Real acabou por ganhar o jogo 3-2. 0-1 R.Soldado 9' // 1-1 G.Higuaín 45' // 1-2 J.Albín 83' // 2-2 Guti 85' // 3-2 G.Higuaín 90'
P.S.2: Poderão ver o resumo do jogo mesmo aqui:
segunda-feira, 20 de abril de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Capas de jornais, Uma leitura divertida
Se há uma semana atrás o Porto fez um jogo de grande nível, tendo mesmo merecido a vitória em pleno Old Trafford, o grande destaque da capa foi para... (estão a ouvir soar os tambores?) Quique!

Já desta vez, o jogo não correu particularmente bem ao Porto, o Reinaldo lembrou-se de fazer aquilo que sabe (pelo Manchester, não pela selecção) e morreu o sonho? Que sonho?! A meia-final nunca deixou de ser uma realidade depois da primeira-mão em Manchester. Não faz mal, foi muito bom termos chegado até aqui. Fica para o ano, sim porque nós vamos lá estar novamente! Já outros... No entanto, bora lá fazer mais uma capa encarnada:

(Recauchutador, reparaste na pequena notícia: "Super Bock patrocina ... dragões em 2009/2010"?, espectacular. Vais ter que comprar a camisola oficial).
Toda esta conversa e só agora chego ao ponto que gostava de realçar neste post! As capas do Record sempre deram muito que falar, particularmente quando toca à equipa de sonho do Benfica. Chegou-me ao conhecimento um site que guardou as capas preciosas do Record e que certamente merece todo o seu destaque neste blog, pois fornecerá muitas horas de diversão a todos os leitores, mesmo benfiquistas.
http://record.com.sapo.pt/
Só um cheirinho:

Então não é que o Lisandro estava para ir para o Benfica?
O Meireles tentou por outras vias mas não foi suficiente

Já agora, isto é sumaríssimo pois colocou a integridade física do Giggs em risco. Até o Anderson ficou horrorizado.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Mundialito: Pequenas águias conquistam o Algarve
Com a lotação do complexo desportivo esgotada, os encarnados brilharam ao derrotar o Valência por 3-2 na final de pré-escolas. A equipa de infantis levou a melhor sobre os brasileiros do União Esportes, num jogo bastante renhido que terminou com um empate a três golos e que apenas se resolveu nas grandes penalidades (6-5).
No escalão de escolas, o título ficou surpreendentemente para a equipa espanhola do Sevilla, que se impôs facilmente ao Ajax por 5-3. Apesar de os holandeses serem famosos pela sua formação, não mostraram neste jogo esses atributos. Termina assim aquele que é um dos maiores torneios de futebol juvenil a nível internacional e que para o ano promete regressar ao Algarve.
Argel expulso do campo por polícias
Tudo começou quando estavam decorridos sete minutos da segunda parte. O técnico do Juventude, Gilmar Iser, invadiu as quatro linhas para reclamar a expulsão de um jogador do Caxias, mas acabou por ser ele a ir mais cedo para as cabinas. Mas não só.
Argel também recebeu ordem de expulsão e reagiu mal à decisão, sendo necessária a intervenção da polícia para abandonar o terreno de jogo.
Após a confusão, o Caxias apontou dois golos contra nenhum do Juventude. As equipas acabaram o jogo reduzidas a dez jogadores.
IN ABola
Uma dedicatória ao Recauchutador
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Imagens do Tasco I
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Que rico sorteio (parte II)

Não tenho hábito de fazer isto, mas admito que o estou a fazer com imenso gosto. Deixo-vos uma declaração proferida umas semanas atrás:
"Se é isto que vocês consideram como "reconhecimento internacional", então não o quero para o Benfica!"
Desafio o autor desta parvoíce, que todos sabem quem é, a responder agora...
Como diz um amigo meu: "até os comemos carago..."
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Penalti á la Benfica
Para mais sobre o pior da Benfica da época, salvo por dois penaltis fantasmas, poderão ler a notícia do Público.
Espectacular também foi a capa do Record, que dá grande destaque aos golos de penalti de Cardozo e esquece a má exibição do Benfica. A capa de hoje do Record era dupla, ou seja, havia uma capa de cada lado do jornal e infelizmente só consigo mostrar a capa "verde". A benfiquista ficava do outro lado, mas ainda assim podem ver a notícia "Cardo2o não perdoa". Espectacular.

sexta-feira, 3 de abril de 2009
Pressão dos jornais desportivos (editado)
A Bola tem tido umas capas fantásticas no decorrer dos últimos dias, depois de ter dado grande destaque à suspensão do Lisandro (será a primeira grande capa para um jogador do Porto?), vem desta vez dar outra capa "não" Benfiquista enaltecendo o ébrio que há em Grimi - já notíciado aqui no Tasco.
Grimi, num comunicado abaixo assinado pelo Sporting, veio por sua vez desmentir esta notícia afirmando que “Este título é totalmente falso, assim como é falso o conteúdo da notícia”.
Mais, “Na verdade, não estive envolvido em qualquer ‘caso de polícia’, não fui ‘levado para a esquadra da Gare do Oriente’, ‘não acabei na esquadra’, bem como não fui ‘interceptado’ em qualquer viatura e não assisti a ninguém que tivesse ‘gritado ou gesticulado’ ou com ‘sinais de pânico’”, acrescentou o lateral argentino.
Terá a Bola contratado algum dos guionistas de uma novela da TVI para seguir o caso do Bocage argentino? Ou estará a servir, mais uma vez, os interesses do Benfica para desestabilizar a equipa do Sporting? Sporting, que sabe-se lá como, está à frente do Benfica. Será algum tipo de pressão encomendada?
Ficam as dúvidas no ar. Eu fico na esperança que esta novela continue, já não sei o que é a noite de Lisboa sem um "Grimi com limão", sem gelo se faz favor.
Grimi afirma ainda que desconhece “as razões que levaram este jornal desportivo a tomar esta atitude, sendo certo que aquela notícia não apresenta qualquer fonte que possa ser considerada minimamente credível”.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Lisandro suspenso por simular penalty
Lisandro López foi suspenso um jogo pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga, por «simulação evidente de grande penalidade inexistente» no jogo com o Benfica (lance com Yebda), da 17.ª jornada, disputado no Estádio do Dragão (1-1).
De acordo com o CD, a simulação do argentino «provocou decisão errada da equipa de arbitragem em marcar pontapé de grande penalidade a favor da sua equipa, justificada no relatório de jogo pelo árbitro no facto de ter havido rasteira sobre adversário, com benefício para a sua equipa na atribuição final dos pontos em disputa no jogo».
Chamado à marca dos onze metros, Lucho González não desperdiçou e restabeleceu a igualdade no marcador, fixando o resultado final no empate a um golo.
Licha López ficará assim afastado dos dois próximos jogos do FC Porto, com V. Guimarães (fora) e E. Amadora (casa), na medida em que completou série de cinco amarelos no encontro com a Naval, da 22.ª ronda. O avançado foi ainda punido com uma multa de 750 euros.