A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro nos Europeus que estão a decorrer na Geórgia, ao vencer na final da categoria -57kg a inglesa Sarah Clark. É o terceiro título europeu da atleta.
No combate final, a judoca portuguesa apostou no ataque, mas não conseguiu pontuar frente a uma adversária que vinha duma categoria superior (-63kg).
Foi, por isso, necessário recorrer ao desempate com recurso à regra do ponto de ouro, mas nos três minutos seguintes, nenhuma das competidoras conseguiu pontuar. A decisão da vitória coube, assim, aos juizes, que deram a vitória, de forma unânime, à concorrente portuguesa.
Aos 23 anos, a atleta que em Portugal representa o Benfica, disputou hoje, em Tbilissi, capital da Geórgia, a sua primeira grande final na categoria -57kg, para a qual transitou esta época, deixando para trás a categoria de -52kg.
Este é o terceiro título europeu de Telma Monteiro, mas o primeiro na actual categoria. Em anos anteriores, já conquistara o ouro em 2006 e 2007 (na categoria -52kg) e também uma de bronze, no Europeu de 2005.
No seu palmarés, incluem-se ainda uma medalha de prata nos Mundiais de 2007, uma de bronze no Mundial de 2005. Em duas participações olímpicas (Atenas 2004 e Pequim 2008) ficou sempre em nono lugar.
Hoje, em Tbilissi, Telma ficou isenta no primeiro combate. Começou por bater a romena Corina Caprioriu, por "yuko", venceu depois a francesa Morgane Ribout, novamente por "yuko", e chegou às meias-finais, ronda em que derrotou a holandesa Deborah Gravenstijn, por "waza-ari".
IN Público
Sem comentários:
Enviar um comentário