
Público
Eis que se inicia uma nova temporada. A da paródia, da troca de galhardetes, da injustiça, da investigação de roubos de igreja, da análise semanal à jornada passada e aos casos mais polémicos. Porque não haver uma rubrica “nsalta ilucida” com os casos mais quentes da semana puxados do seu arquivo? Seja lances duros provocados pelo Bruno Alves ou roubos de igreja a favor do Benfica, ficamos todos à espera que a discussão aqueça. E com muito vinho à mistura.
Em comunicado enviado nesta sexta-feira de manhã à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a Sporting SAD informa que "o Treinador Paulo Bento apresentou nesta data a demissão do cargo de Treinador Principal da Equipa Profissional por entender não estarem reunidas as condições para se manter no comando técnico da equipa. Mais informa que, a partir desta data e até decisão em contrário, a Equipa passará a ser orientada pelo Treinador Leonel Pontes."
Fonte: Público
O FC Porto comunicou aos seus atletas masculinos que não poderia manter a equipa sénior, recomendando-lhes que procurassem clube. O orçamento da secção [de Atletismo] foi reduzido, o que levou o dirigente Fernando Oliveira a demitir-se e a enviar mensagens aos atletas. O clube vai manter a equipa feminina (embora suspendendo negociações que estavam em curso com vista ao seu reforço), bem como a formação júnior masculina, campeã nacional na época finda.
Neste defeso, o clube já havia chegado a acordo com António Vital Silva, que saíra do Benfica e que foi agora um dos atletas a receber um sms do diretor.
Mais em Record
A Universidade do Porto, na opinião da vice-reitora para a Educação, aplaude a posição do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, sobre as medidas duras contra os abusos nas praxes académicas.
A vice-reitora para a Educação e provedora do estudante da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Fernandes, entende que "é de louvar" a tomada de posição por parte do ministro da tutela e que é uma razão que lhe assiste, quer do ponto de vista legal (o Regime Jurídico para as Instituições de Ensino Superior já prevê sanções para praxes abusivas) como do ponto de vista humano e social. "Uma sociedade evoluída não deve tolerar humilhações e atentados à liberdade dos estudantes", considera.
A posição do ministro é ainda vista pela provedora do estudante como pedagogicamente importante, embora entenda que na universidade onde é vice-reitora não é habitual ver esse tipo de abusos. "Dentro das faculdades ainda não nos chegou nenhuma denúncia de estudantes sobre abusos. O que se faz fora das faculdades já foge às nossas competências enquanto entidade universitária, e aí já é a área de intervenção da polícia", sublinha.
Lurdes Fernandes não se mostra contra a existência de praxes académicas, considerando que os rituais de integração são legítimos e importantes. No entanto, alerta para a necessidade de esses rituais serem feitos "em ambiente de festa e nunca de exagero, como algumas vezes se verifica".
A opinião de Lurdes Fernandes vem no seguimento das declarações de Mariano Gago, segundo o qual não iria tolerar mais nenhum abuso nas praxes.
O JN contactou os reitores das universidades de Aveiro e do Minho, sem no entanto ter conseguido obter um comentário. Também o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e reitor da Universidade de Coimbra, Seabra Santos, foi contactado, mas esteve indisponível, por se encontrar ausente do país.
Fico mesmo contente de ouvir estas cenas....Fuck praxe!
Os exemplos que constam na tabela ao lado referem--se à anterior temporada e já à actual. Em 2009/10, apenas numa partida no Dragão o FC Porto conseguiu atirar para o fundo das redes antes do intervalo. Frente ao Leixões, Varela, camisola 17, inaugurou o marcador que viria a rubricar um 4-1 final a favor dos azuis-e-brancos. Assistiram a esse encontro, de acordo com o FC Porto, 38 117 pessoas.
Ora, não se trata isto de um registo único, nem sequer recente. Basta saltar até ao tempo do Estádio das Antas. Num dos últimos encontros no antigo recinto, a 30 de Novembro de 2003, o FC Porto recebeu e bateu (4-1) o Gil Vicente. Maniche, com o 18 nas costas, fez o primeiro tento. Espectadores: 16 018. Em Abril de 2005, Hélder Postiga abriu as contas na recepção ao V. Setúbal (2-1), num jogo com 26 541 pessoas a assistir. Número de Postiga? 41.
Quando o número do jogador se situa na primeira dezena, há mesmo o cuidado de acrescentar um zero à esquerda (‘02’ ou ‘09’) para não criar confusões.
O CM contactou antigos jogadores do FC Porto para tentar saber se tal arredondamento numérico era do conhecimento do plantel. “Não fazia a mínima ideia disso”, foram as respostas concludentes de Hugo Almeida e Ricardo Costa, ambos actualmente na Liga alemã.
Na recepção ao Leixões do último dia 12 de Setembro, o FC Porto celebrou os cinco milhões de espectadores no Estádio do Dragão. João Neves, sócio dos portistas, foi o homem que deu corpo à entrada milionária nos torniquetes.
Neves foi ao relvado e recebeu uma placa comemorativa, assim como uma camisola oficial do clube e a possibilidade de acompanhar a equipa até Londres, para o jogo na Champions. A questão é que sem os arredondamentos deste mistério, provavelmente não seria João Neves o premiado.»
Devido aos acontecimentos no final dessa partida (0-0), que o árbitro Pedro Henriques anulou um golo dos "encarnados" nos minutos finais, Nuno Gomes recebeu dois jogos de suspensão e uma multa de 1000 euros por "por factos ocorridos no jogo e infracção disciplinar", mas o comportamento do internacional luso não foi "intencionalmente" mencionado no relatório de João Pedro Simões Dias.
"Tal delegado presenciou, após o jogo, no túnel de acesso aos balneários e junto da equipa de arbitragem, comportamentos injuriosos de agentes desportivos e tais comportamentos lhe foram comunicados pela mesma equipa de arbitragem", lê-se no acórdão da Comissão Disciplinar da Liga."
Delegados a favorecer o Benfica? Não me parece bem...
Diziam-lhes que o bilhete de avião seria pago pelos proxenetas portugueses que depois tratavam de as legalizar. Suspeita-se de que o destino daquelas mulheres fosse serem mantidas em piores condições do que aquelas que usufruíam no Brasil; eles foram presos após várias recusas do SEF, em Portugal, para que elas entrassem no nosso país.
Luciano, Bruno Sousa e Bruno Moreira foram detidos pela Polícia Federal brasileira quando se encontravam no Recife e estão em prisão preventiva até julgamento.
Luciano é do Porto e conhecido adepto do clube mais representativo da cidade. A sua ligação à claque Super Dragões é de tal forma intensa que a sua palavra é recebida como a de um líder.
No estádio tem a mesma liberdade de movimentos que qualquer outro responsável da mesma claque, advindo muito da sua importância nos Super Dragões com ligações familiares a ex-atletas do clube.
Ainda segundo o CM apurou, os três portugueses foram inicialmente alvos de uma busca quando se encontravam em Palmas. Mesmo assim, e não obstante estarem impedidos de se ausentar daquela morada, fugiram para o Recife. Bruno Sousa, de 27 anos, e Bruno Moreira, de 29, foram apanhados em Boa Viagem; Luciano foi preso em Abreu e Lima.
As autoridades brasileiras deram ainda conta de que o trio tentava viajar para Portugal quando foi interceptado. Foram conduzidos à cadeia de Parentibe Cotel, em Abreu e Lima, no Recife, estado de Pernambuco, onde foram interrogados e sujeitos à medida de coacção de prisão preventiva.
Documentos encontrados na posse dos portugueses apontam ainda para o facto de Portugal poder não ser o único destino destas mulheres.
Algumas poderiam também ser colocadas no ‘mercado’ espanhol, havendo ainda algumas mulheres que terão chegado ao nosso país por via terrestre, depois de aterrarem no país vizinho.»
Mais em
Bruno Carvalho, candidato assumido à presidência do Benfica, colocou o primeiro cartaz da sua candidatura, com o qual pretende "despertar as consciências" e que tem como "estrelas" os jogadores do F. C. Porto.
O cartaz, com cerca de 1,70 metros de altura, mostra os futebolistas do F. C. Porto a celebrarem o quarto título consecutivo de campeão de futebol e questiona: "Até quando os vamos deixar ganhar?".
Em letras mais pequenas, pode ainda ler-se "Parabéns ao sócio nº 17.599 do F. C. Porto", que, segundo Bruno Carvalho, é Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica.
Minuto 58 do FC Porto-Vitória de Setúbal. De uma assentada, Leandro Lima e Bruno Gama foram substituídos por dois colegas de equipa. Coincidência ou não, Leandro Lima e Bruno Gama, jogadores emprestados pelo FC Porto ao Setúbal, estavam a ser os dois jogadores mais perigosos dos sadinos. Coincidência ou não, o jogo que estava empatado ganhou outra vida quatro minutos depois com o primeiro de dois golos de Lisandro (2-0). O tiro no pé de Carlos Cardoso deu uma segunda vida ao campeão nacional.
Alguém quer explicar a substituição? Pontaria de Carlos Cardoso, que na véspera até vaticinara uma “gracinha”? Sorte de Jesualdo Ferreira, que via o placard a andar para trás? “Com a saída dos dois jogadores, o FC Porto passou a ter mais espaço e mais linhas”, respondeu Jesualdo. “Já não atacavam com a mesma intensidade”, justificou Carlos Cardoso.A Bola tem tido umas capas fantásticas no decorrer dos últimos dias, depois de ter dado grande destaque à suspensão do Lisandro (será a primeira grande capa para um jogador do Porto?), vem desta vez dar outra capa "não" Benfiquista enaltecendo o ébrio que há em Grimi - já notíciado aqui no Tasco.
Grimi, num comunicado abaixo assinado pelo Sporting, veio por sua vez desmentir esta notícia afirmando que “Este título é totalmente falso, assim como é falso o conteúdo da notícia”.
Mais, “Na verdade, não estive envolvido em qualquer ‘caso de polícia’, não fui ‘levado para a esquadra da Gare do Oriente’, ‘não acabei na esquadra’, bem como não fui ‘interceptado’ em qualquer viatura e não assisti a ninguém que tivesse ‘gritado ou gesticulado’ ou com ‘sinais de pânico’”, acrescentou o lateral argentino.
Terá a Bola contratado algum dos guionistas de uma novela da TVI para seguir o caso do Bocage argentino? Ou estará a servir, mais uma vez, os interesses do Benfica para desestabilizar a equipa do Sporting? Sporting, que sabe-se lá como, está à frente do Benfica. Será algum tipo de pressão encomendada?
Ficam as dúvidas no ar. Eu fico na esperança que esta novela continue, já não sei o que é a noite de Lisboa sem um "Grimi com limão", sem gelo se faz favor.
Grimi afirma ainda que desconhece “as razões que levaram este jornal desportivo a tomar esta atitude, sendo certo que aquela notícia não apresenta qualquer fonte que possa ser considerada minimamente credível”.